Sign In

Dicas e Informações

Os melhores destinos de kitesurf no Brasil

Os melhores destinos de kitesurf no Brasil

Kiteboarding sign, wooden kitesurfing signpost on a beach at adriatic sea in Croatia. Inspiring kitesurfer silhouette, sport and recreation concept.

Não é novidade que, de Norte a Sul, o nosso Brasil oferece destinos ideais para todos os perfis de viajantes, dos requisitos mais genéricos, como viagens românticas, até os mais específicos, como a prática de kitesurf. Os kitesurfistas procuram points específicos que unem a condição ideal do mar e dos ventos. Para te ajudar nesta busca, listamos os melhores destinos de kite do país.

1) Cumbuco e Preá, Ceará

O esporte já é tão intrínseco da cultura cearense que, em 2018, foi sancionada a lei Nº 16.586 no estado, que define 1º de agosto como o dia do kitesurfista. Tanto que essa é uma dica dois em um. Cumbuco pode ser tido como o melhor destino para quem está começando a se aventurar nos ventos. Fora que a estrutura de serviços do destino, que reúne alguns dos melhores resorts do Brasil, tornas a experiência completa. A outra opção é Preá, que fica nos arredores de Jericoacoara, e vem crescendo cada vez mais no gosto dos kitesurfistas.

2) Ponta da Alcaíra, Rio de Janeiro

Apesar do nome oficialmente ser Ponta da Alcaíra, você provavelmente vai ouvir este destino sendo referenciado como Arubinha. Localizado em Araruama, este é o maior point de kitesurf da Região dos Lagos do Rio de Janeiro, o que os kitesurfistas mais raiz que fogem do crowd apreciam, porque a cidade não está na principal rota turística da região – diferente de Búzios e Arraial do Cabo, por exemplo.

3) Atins, Maranhão

Você pode nunca ter ouvido falar de Atins, mas sem dúvidas visitar os Lençóis Maranhenses é um dos seus sonhos. Assim como os destinos de kite no Ceará têm a praticidade da estrutura, no Maranhão, a viagem une o útil ao agradável por te fazer conhecer um dos lugares mais bonitos do planeta. Atins é uma pequena vila dentro do espaço geográfico dos Lençóis Maranhenses. É proibido por lei praticar esportes nas lagoas dos Lençóis, mas em Atins, há praias ”separadas” com condições ideais de vento.

4) São Miguel do Gostoso, Rio Grande do Norte

Um local apelidado de “onde o vento faz a curva” é um prato cheio para qualquer kitesurfista. A pequena cidade de São Miguel do Gostoso tem como principal atração nada menos do que todos os esportes que precisam de vento: barcos à vela, kite e windsurf. Na alta temporada do vento, os picos chegam a atingir com frequência mais de 30 nós. Nesta época, os banhistas ficam desconfortáveis, então as praias ficam praticamente de exclusividade dos esportistas.

5) Barra Grande, Piauí

Piauí é um destino que merece ser mais lembrado pelos turistas. Barra Grande do Piauí, por exemplo, é uma cidade para lá de simpática e que oferece a fórmula ideal de natureza preservada com uma estrutura bacana para receber visitantes. E é claro que, para ser citada aqui, de quebra ainda é um destino incrível para kitesurfistas. Assim como Araruama, é um local mais roots, perfeito para quem ama experiências genuínas.

6) Florianópolis, Santa Catarina

A única capital da lista. Com muitas praias, trilhas, dunas e lagoas, Florianópolis é realmente um destino especial para o ecoturismo por oferecer tanta natureza mesmo em um centro totalmente urbano. São mais de 100 praias – e olha que a cidade nem é tão grande. Fora que há muitas outras pequenas cidades praianas perto de Floripa também ideais para o kite a pouco tempo de distância para quem deseja ampliar o roteiro.

Outros picos

Além dos principais, também há vários outros pequenos picos espalhados pelo Brasil. Sabe de outros? Coloque nos comentários que adicionamos na lista!

– Ibiraquera, Santa Catarina
– Ilhabela, São Paulo
– Macapá, Piauí
– Tibau do Sul, Rio Grande do Norte

Boa viagem!

E você, é praticante de kitesurf? Conhece esses destinos? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!

Related Posts

Deixe um comentário